sábado, 29 de agosto de 2009

O VELHO E O NETO

Era uma vez um velho muito velho, quase cego e surdo, com os joelhos tremendo. Quando se sentava à mesa para comer, mal conseguia segurar a colher. Derramava sopa na toalha e, quando, afinal, acertava a boca, deixava sempre cair um bocado pelos cantos.

O filho e a nora dele achavam que era uma porcaria e ficavam com nojo. Finalmente, acabaram fazendo o velho se sentar num canto atrás do fogão. Levavam comida para ele numa tigela de barro e - o que era pior - nem lhe davam bastante.

O velho olhava para a mesa com os olhos compridos, muitas vezes cheios de lágrimas. Um dia, suas mãos tremeram tanto que ele deixou a tigela cair no chão e ela se quebrou. A mulher ralhou com ele, que não disse nada, só suspirou.

Depois ela comprou uma gamela de madeira bem baratinha e era aí que ele tinha que comer. Um dia, quando estavam todos sentados na cozinha, o neto do velho, que era um menino de oito anos, estava brincando com uns pedaços de pau.

- O que é que você está fazendo? - perguntou o pai.

O menino respondeu:

- Estou fazendo um cocho, para papai e mamãe poderem comer quando eu crescer.

O marido e a mulher se olharam durante algum tempo e caíram no choro. Depois disso, trouxeram o avô de volta para a mesa. Desde então passaram a comer todos juntos e, mesmo quando o velho derramava alguma coisa, ninguém dizia nada.

Fonte: O Livro das Virtudes

Faz tempo que lí essa mensagem... Com ela eu refletí e reflito muito até hoje...

Sabe, tive a grande oportunidade de ter a presença de pessoas idosas em minha vida. Apredi muito com cada uma, só que em especial com minha avó que conviví com ela desde minha infância até o ultimo momento de sua existência entre nós.

Desde cedo ela foi uma pessoa com grandes obstáculos em sua vida, como por exemplo, ter ezquizofrenia, depressão, câncer, etc, tudo isso com 6 filhosª e 14 netos em sua volta... posso dizer que a familia toda em sí é enorme... Ao mesmo tempo que passou por todo estes problemas, ela foi uma pessoa que nos compartilhou maravilhosos momentos e grandiosas experiências...

Com ela aprendi que não existe problemas quando não as damos importância a ela, ou seja, se olharmos um problema de outro ângulo, verêmos que é apenas uma lição de vida, onde nos mostra que se não passarmos por tudo isso, nada saberemos; nada seremos.

Aprendi, que não foi perda de tempo, cada minuto de minha vida com que passei com ela e sim eram tão grandiosos, que hoje eu valoriso cada pessoa que conheço e convivo no meu dia dia.

Aprendi que não existe, pessoas chatas e sim seres de sentimentos e que têm muito a nos compartilhar...basta pararmos e procuramos entendê-los. Com o exemplos das pessoas em que pouco valorizamos, podemos apreder muito... principalmete como devemos agir no hoje para um futuro melhor.

Observando minha avó, hoje vejo o como posso facilitar para minha mãe e meu pai no futuro... Assim como temos cuidado com os nossos pequeninos, o mesmo será com os idosos e por que não nós mesmos.

Lendo esta mensagem sobre o velho e o neto, que tive a oportunidade de acompanhar todos os passos da velhice de minha avó. Pude refletir em muitas coisas como por exemplo:

Um dia parei e obeservei minha avó, comendo um almoço, sem os dentes, parei e procurei não mastigar com os dentes o alimento que colocava em minha boca... usei somente a linguia e o céu da boca, o resultado pra mim foi triste, quando não usamos os dentes os alimantos ficam sem graça e muitas vezes sem sabor;

Ví que se o idoso não pode usar um garfo para se alimentar por que não consegue se coordenar derrubando e sujando tudo, troque de garfo para colhar, mas não só o do idoso mas o seu também, para que ele possa se sentir a vontade e não indiferente de todos em sua volta. Acompanha-lo vai mostrar que de outra forma que também pode ser prazeroso e assim ele irá se sentir mais a vontade em relação as suas limitações.

Aprendi também, que se não oferecemos água, o idoso não pede, por que muitas vezes eles simplismente esquecem que têm que tomar água varias vezes ao dia.

Observei também os obstáculos que o idoso adquire como passar dos anos, como a inseguranças no caminhar, onde segurar, o medo de se machucar, de incomodar... na realidade o idoso descobre que perde muitas coisas: como a coragem, o ânimo, o ritimo... Uma senhora me disse um dia, que: quando novo se passa a vida batalhando para têr uma velhice tranquila e melhor (como gostaria que fosse), quando chega lá, se vê limitado pela idade, por uma doênça, no se alimentar, assim como de fazer tudo o que sempre gostou.

Minha mãe me disse uma vez: quando somos pais, não temos tempo para dar toda a atenção para os filhos, por estar batalhando pelo melhor, assim como o futuro dos filhos; Quando somos avós o tempo para ficar com os filhos e netos é importante a cada minutinho que passa, pois é o que preenche e completa o viver, o tempo que possui é tão grande que se não for preenchido com toda a atenção que não pode dar no decorrer da vida, sente que não pode voltar no tempo e fazer tudo o que gostaria de fazer hoje e não pode devido a sua fragilidade e seu limete.

...com tudo o que aprendi até hoje, posso dizer que sou feliz, pelo simples fato de poder dar toda atenção que dei a minha avó e continuo dando aos meus pais e queridos.

Agradeço a Deus por cada segundinho de minha vida, cada aprendizagem e oportunidades únicas.

Pense bem nisso...