sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mensagem que o corpo envia...

Fique sempre atenta ao funcionamento do seu organismo. Preste atenção nas mudanças. O bom funcionamento do organismo depende da ação de uma grande variedade de nutrientes como vitaminas, minerais e proteínas, que podem ser obtidos por meio de uma alimentação balanceada (cereais, verduras, legumes, frutas e carnes). Cada um deles tem funções especificas no nosso corpo, que abrangem desde o funcionamento dos órgãos até o crescimento das células. Em caso de falta ou insuficiência de nutrientes, o organismo geralmente emite sinais de alarme.

Quando o organismo não recebe todos os nutrientes de que precisa, ele dá sinal de alarme por meio de sintomas que variam de problemas de unha, cabelo à perda de memória. As unhas além da beleza podem revelar muitos problemas orgânicos. As unhas das mãos crescem mais do que as dos pés, e mais rápido no verão e podem revelar muito sobre a saúde das pessoas. Elas são formadas por 14% de água, lipídios, cálcio, fósforo e metais como zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês; o cabelo e as unhas são formados por queratina.

Alterações nas unhas como inflamações e dor costumam significar problemas; superfície em degraus má nutrição, estrias longitudinal má absorção, unha cortada nervosismo; unha tipo bico de papagaio tosse crônica; com depressão má nutrição, pontos brancos deficiência de cálcio; manchas brancas próximas à cutícula, passando ao tom amarelado alterações hepáticas.

Inchaço na ponta dos dedos alterações pulmonares; com estrutura mais grossa coloração amarelada ou cinzenta, linhas transversais e esbranquiçadas alterações renais. Coloração arroxeada cardiopatias; deslocam ou sofrem descamação com facilidade, ficam doloridas e frágeis alterações gastro-intestinais.

Unhas quebradiças, secas e sem brilho, apresentando desnível no sentido transversal, anemia; grossas sujeitas à micose e de cor avermelhada, diabetes. Com aspecto de casca de ovo, esbranquiçadas e quebradiças falta de vitamina A. Linhas longitudinais escuras, com tons azul-acinzentados falta de vitamina B12.

Outros exemplos: cicatrização lenta de ferimentos: possível carência de vitamina C. (frutas cítricas, tomate, batata, repolho). Manchas brancas nas unhas: possível carência de zinco (vegetais, cereais integrais, farelo de trigo, sementes de abóbora). Retenção de liquido: possível carência de vitamina B6 (cereais integrais, legumes, peixe).

Eczema: possível carência de gordura (carne, manteiga) vitamina A (peixe, fígado bovino, gema de ovo, vegetais amarelos), vitaminas do complexo B (levedo de cerveja), inositol (uvas passas, melão), cobre (nozes, ostras, cereais integrais), iodo (frutos do mar, sal iodado).

Feridas e rachaduras na boca: possível carência de vitamina B12 (leite, fígado bovino, levedo de cerveja, queijo, peixe, ovo), vitamina B6 (fígado bovino, legumes, peixe).Equimoses (manchas azuladas ou roxas na pele, provocadas por contusões: possível carência de vitamina C (frutas cítricas, tomate, batata, repolho, pimentão verde), bioflavóides (laranja, limão, tangerina, lima, ervilha).

Queda dos cabelos: possível carência de biotina (levedo de cerveja, fígado bovino, arroz integral), inositol (cereais integrais, frutas cítricas, levedo de cerveja, fígado bovino), cloro (sal), vitaminas do complexo B (uva passa, melão).Perda de memória: possível carência de vitamina B1 (levedo de cerveja, cereal integral, carne suína, nozes, aveia, amendoim, legumes, batata).Problemas nos olhos: (ardor, inflamações, dificuldade de adaptar-se a escuridão) possível carência de vitamina A (peixe, fígado bovino, gema de ovo, manteiga, vegetais amarelos), vitamina B2 (leite, queijo, peixe, ovo). Sentindo qualquer sintoma, procure seu médico.

Quando consumimos proteínas em grande quantidade, elas roubam cálcio do organismo o que enfraquece as unhas e os fios de cabelo. Dietas pobres em proteínas têm o mesmo efeito. Faz bem uma dieta rica em cálcio (leite, ricota, queijo parmesão, tofu, iogurte, cavalinha, salmão, sardinha, figo seco) e consumo equilibrado de proteínas; lentilha, grão de bico, ovos, cereais integrais, batata, beterraba, que contém vitaminas do complexo B; abóbora, cenoura, mamão, *framboesa e folhas verdes para suprir a vitamina A.

*framboesa: alem da vitamina A contem cálcio, que fortalece dentes, ossos e unhas, vitamina C, que reforça a imunidade, potássio, mineral importante para o funcionamento de nervos e músculos. Mantendo uma alimentação equilibrada você vai envelhecer com saúde; além de prevenir as doenças ou curá-las, você pode abolir as comidas que fazem mal ao seu organismo. Viva com saúde.

Suely Pantojo Morrighan



quinta-feira, 4 de junho de 2009


O poder dos sucos


Os sucos têm o poder de mexer com as emoções, além de serem deliciosas fontes de vitaminas e sais minerais. Descubra como essas bebidas naturais atuam no corpo e escolha o sabor certo para trazer mais humor para sua rotina.
Todo mundo sabe que os sucos hidratam, refrescam e se constituem numa fonte inesgotável de vitaminas. Mas a principal vantagem dessas bebidas supernaturais ainda permanece pouco conhecida: os sucos são capazes de mexer com as emoções.
Muitos sucos atuam sobre glândulas endócrinas, diretamente relacionadas com as emoções. Vários nutricionistas concordam com as qualidades estimulantes e relaxantes dos sucos, e alguns cuidados devem ser cuidados na preparação devem ser seguidos para que os efeitos sejam potencializados: "as hortaliças devem ser frescas, de peferência orgânicas, cultivadas sem agrotóxicos. Também é muito melhor usar a centrífuga, em vez de liquidificador. Ela extrai o sumo preservando a energia vital dos alimentos, enquanto o liquidificador esmaga e tritura fibras".
Fazer suco pode ser o início de uma mudança de atitude.
O americano Jay Kordich, autor do livro O Poder dos Sucos (ed. Ática), reuniu mais de 100 receitas. Ele sintetiza as vantagens da bebida: "O Suco é o caminho mais delicioso e fácil para ter uma vida saudável e, além de tudo, é um excelente modo de perder peso de maneira natural, com baixas calorias e praticamente sem gorduras. Eles têm ótimo gosto e satisfazem o apetite".
Abaixo, sugiro algumas receitinhas para você fazer, e comprovar a eficácia!
Receitas:
Ânimo:: Indicado para anemia e problemas digestivos. Aumenta a disposição.
Calma :: Contra insônia e estresse.
Equilíbrio :: Combate a irritação e auxilia no tratamento da TPM.
Antiestresse :: Ajuda a relaxar.
Coragem :: Também é indicado para pessoas que não se alimentam bem.
Alegria :: Dá bastante energia.

Vejamos então:

Ânimo:
125 g de beteraba, 1 maçã, 5 g de gengibre e 460 g de cenoura.
Preparo: corte a beterraba, a cenoura e a maçã (com casca e sem sementes) em pedaços e bata com o gengibre na centrífuga.
Rendimento: 1 copo
Benefícios: indicado para anemia e problemas digestivos. Aumenta a disposição.
Calma :
1/2 maçã, 1 talo de salsão, 1 punhado de salsinha e 4 folhas de alface.
Preparo: corte as cenouras e os talos de salsão em pedaços de 5 cm, mais ou menos, e bata tudo na centrífuga.
Rendimento: 1 copo
Benefícios: contra insônia e estresse.
Equilíbrio:
600 g de cenoura e 50 g de salsinha.
Preparo: corte as cenouras em pedaços e bata com a salsinha na centrífuga.
Rendimento: 1 copo.
Benefícios: rico em betacaroteno, é indicado para estimular o bronzeamento da pele. Combate a irritação e auxilia no tratamento da TPM.
Antiestresse :
1 maçã, 550 g de cenoura, 100 g de brócolis e 50 g de salsinha.
Preparo: corte as cenouras em pedaços de 5 cm, mais ou menos, e as maçãs (com casca, sem sementes) e bata na centrífuga com os outros ingredientes.
Rendimento: 1 copo.
Benefícios: alto teor de vitaminas A, C e E. Anticancerígeno e indicado para displasia mamária (inchaço das mamas). Ajuda a relaxar.
Coragem :
1/2 pimentão vermelho, 1 maçã, 155 g de beterraba e 350 g de cenoura.
Preparo: corte as cenouras em pedaços de 5 cm, mais ou menos, as beterrabas, as maçãs (com casca, sem sementes) e o pimentão (sem sementes) e bata na centrífuga.
Rendimento: 1 copo.
Benefícios: rico em ferro, bioflavonóides e vitamina C. Indicado para anemia e pessoas que não se alimentam bem.
Alegria :
1 abacaxi (bem maduro), 5 g de hortelã e 5 g de gengibre
Preparo: descasque o abacaxi (bem maduro), corte em pedaços, retirando o miolo. Bata com os outros ingredientes na centrífuga.
Rendimento: 1 copo.
Benefícios: suco enzimático, rico em potássio. Indicado para hipertensão, resfriados e problemas respiratórios. Dá bastante energia.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Amo esse texto!


Texto de Adriano Silva, 31 anos, diretor de redação da revista superinteressante:
Tome a mesma mulher aos 20 e aos 30 anos: no segundo momento ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível do que no primeiro.
Ela perde o frescor juvenil, é verdade. Mas também o ar inseguro de quem ainda não sabe direito o que quer da vida, de si mesma, de um homem.
Não sustenta mais aquele ar ingênuo, uma característica sexy da mulher de 20, só que é compensado por outros atributos encantadores de que se reveste a mulher de 30.
Como se conhece melhor, ela é muito mais autêntica, entrada, certeira no trato consigo mesma e com seu homem. Aos 30, a mulher tem uma relação mais saudável com o próprio corpo, tem orgulho das suas carnes sinuosas, do seu cheiro cíclico. Não briga mais com nada disso.
Na verdade, ela quer brigar o menos possível. Está interessada em absorver do mundo o que lhe parecer justo e útil, ignorando o que for feio e baixo-astral. Quer é ser feliz.
Se o seu homem não gostar do jeito que ela é, que vá procurar outra. Ela só quer quem a mereça.
Aos 30 anos, a mulher sabe se vestir. Domina a arte de valorizar os pontos fortes e disfarçar o que não interessa mostrar. Sabe escolher sapatos, tecidos e decotes, maquiagem e corte de cabelo. Gasta mais porque tem mais dinheiro. Mas, sobretudo, gasta melhor.
E tem gestos mais delicados e elegantes.
Aos 30, ela carrega um olhar muito mais matador quando interessa matar. E finge indiferença com mais competência quando interessa repelir. Ela não é mais bobinha. Não que fique menos inconstante.
Mulher que é mulher, se pudesse, não vestiria duas vezes a mesma roupa nem acordaria dois dias seguidos com o mesmo humor.
Mas, aos 30, ela já sabe lidar melhor com este aspecto peculiar da condição feminina. E poupa (exceto quando não quer) o seu homem desses altos e baixos hormonais que aos 20 a atingiam e quem mais estiver por perto irremediavelmente.
Aos 20, a mulher tem espinhas. Aos 30, tem pintas, encantadoras trilhas de pintas. Que só sabem mesmo onde terminam uns poucos e sortudos escolhidos. Sim, aos 20 a mulher é escolhida. Aos 30, é ela quem escolhe. E não veste mais calcinhas que não lhe favorecem. Só usa lingeries com altíssimo poder de fogo. Também aprende a se perfumar na dose certa, com a fragrância exata.
A mulher aos 30, mais do que aos 20, cheira bem, dá gosto de olhar, captura os sentidos, provoca fome.
Aos 30, ela é mais natural, sábia e serena. Menos ansiosa, menos estabanada. Até seus dentes parecem mais claros. Seus lábios, mais reluzentes. Sua saliva, mais potável.
E o brilho da pele não é o da oleosidade dos 20 anos, mas pura luminosidade.
Aos 20, ela rói unhas. Aos 30, constrói para si mãos plásticas e perfeitas. Ainda desenvolve um toque ao mesmo tempo firme e suave. Ocorre algo parecido com os pés, que atingem uma exatidão estética insuperável. Acontece também alguma coisa com os cílios, o desenho das sobrancelhas, o jeito de olhar.
Fica tudo mais glamuroso, mais sexualmente arguto. Aos 30, quando ousa no que quer que seja, a mulher costuma acertar em cheio. No jogo com os homens, já aprendeu a atuar no contra-ataque. Quando dá o bote, é para liquidar a fatura. Ela sabe dominar seu parceiro sem que ele se sinta dominado. Mostra sua força na hora certa e de modo sutil. Não para exibir poder, mas para resolver tudo a seu favor antes de chegar o ponto de precisar exibi-lo. Consegue o que pretende sem confrontos inúteis.
Sabiamente, goza das prerrogativas da condição feminina sem engolir sapos supostamente decorrentes do fato de ser mulher.
Obs: Se você anda preocupada porque não tem mais 20 anos - ou porque ainda tem mas percebeu que eles não vão durar para sempre - fique tranqüila, desencane. É precisamente aos 30 que o jogo começa a ficar bom...

Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.


A seguir, reproduziremos um caso relatado pelo Dr. Ícaro Alves Alcântara - Médico docente da disciplina SEMIOLOGIA do UNICEUB - Centro Universitário de Brasília.
Há cerca de um ano, atendi no HFA uma senhorita dos seus "quase 30 anos” com uma ENXAQUECA bastante comum: Cefaléia (Dor de cabeça).
A paciente relatava que já havia passado por otorrinos, oftalmo, neuro, clínico e até endocrinologista, com as prescrições dos mais diversos tratamentos e a presunção de várias hipóteses diagnósticas, sem qualquer melhora, entretanto.
Durante sua consulta, entre várias perguntas habituais, questionei o quanto de ÁGUA ela bebia por dia e de que forma (ou seja, com qual periodicidade).
A mesma me afirmou que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite.
Após várias outras perguntas, suspendi todos os medicamentos e disse-lhe que ela precisava apenas tomar água adequadamente. Um tanto quanto descrente, ela voltou para casa.
Após apenas uma semana, retornou referindo que não sentia mais dor de cabeça, que seu intestino funcionava melhor e que sua disposição havia melhorado. Milagre? Não. Bom senso. Mudanças ou adequação de hábitos em nossas vidas.
Todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos. Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si. O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia, entre inúmeras outras utilidades. Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora em que se estiver acordado. Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa. E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez. Estudos mostram que o estômago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem "passar mal".
Se você ainda não se convenceu, observe:
- desvitalização dos cabelos;
- descamação do couro cabeludo;
- distúrbios de concentração;
- sono e memória, com perda da disposição para realização das atividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais "viscoso" e "grosso", de circulação mais lenta;
- ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas que com baixa umidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções;
- conjuntivites;
- sinusites;
- bronquites;
- pneumonias;
- lesões da pele com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e seu acúmulo local;
- queda e enfraquecimento dos pêlos;
- baixa produção de saliva;
- distúrbio no aproveitamento adequado de vitaminas e sais minerais, com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
- respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
- constipação e por vezes, sangramento retal (devido a fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
- impotência ou disfunções eréteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.

É certo que há água nos alimentos, mesmo os sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente, conforme já disposto.
Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor. Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.

Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.
Evite também a ingestão de água pelo menos meia hora antes do almoço, para não prejudicar a digestão.

Uma curiosidade:

Há trabalhos científicos evidenciando que muitos tratamentos com medicações orais, sobretudo anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal e anti-hipertensivos não alcançam o devido sucesso em virtude da baixa ingestão de água por parte do paciente; isto se deveria tanto à má circulação da substância pelo corpo quanto à má absorção da mesma no intestino, processo este dependente da água como veículo de transporte para a substância.

Ícaro Alves Alcântara
Revista UNICEUB - Ano IV
Abril 2003 - N.º 8

terça-feira, 2 de junho de 2009

A dieta dos franceses

O Globo Online
RIO - Depois da comilança das festas de fim de ano, é hora de começar uma dieta rigorosa, não é mesmo? Nada disso. Pelo menos é o que prega o Dr. Will Clower, autor de "A não-dieta dos franceses", lançado recentemente pela editora Campus. O médico neurofisiologista desenvolveu, durante sua estada de dois anos no Institute of Cognitive Science, em Lyon, na França, um plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta e, ainda assim, emagrecer com saúde, como os franceses.
Descobri que os franceses violam todas as regras alimentares que estipulamos para nós. E, apesar de seus cremes, queijos, manteigas e pães, a taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população, segundo pesquisa realizada em 2005 pela Internacional Obesity Task Force. O programa de emagrecimento saudável é baseado em quatro grandes princípios básicos: comer alimentos de verdade, aprender a comer, reduzir a quantidade de comida e ser ativo, sem necessariamente se exercitar", explica no livro.
" Em uma volta pelo supermercado fiquei impressionado com os laticínios. Onde estavam os produtos lights? "
Segundo o médico, estamos inundados de alimentos artificiais - açúcares sintéticos, gorduras sintéticas e produtos alimentícios artificiais. Falta-nos reaprender o que é comida de verdade, já que é a ingestão dela que proporciona ao corpo a nutrição na forma de que ele necessita. Clower afirma que em vez de estimular a ingestão de novas substâncias químicas para enganar o organismo, o programa mostra porque alimentos de verdade funcionam em favor do corpo.
"Temos que reaprender o que é comida de verdade. Alimentos de verdade são os produtos naturais, que podem ser encontrados em um texto de biologia e que normalmente fazem parte da cadeia alimentar. Refrigerantes não dão em árvore, margarina é uma invenção, e os corantes, conservantes e estabilizantes que aumentam a vida do produto não foram feitos para o nosso corpo", defende.
Em sua observação dos costumes alimentares franceses, o médico descobriu que os franceses não comem alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Ao adotar os hábitos franceses, ele e a mulher emagreceram onze e cinco quilos, respectivamente.
- Em uma volta pelo supermercado, fiquei impressionado com os laticínios - fileiras e fileiras de queijos, uma geladeira inteira só pra iogurtes e queijos frescos. Onde estavam os produtos lights?
Entre outras dicas, Clower prescreve uma limpa na despensa e na geladeira, com o auxílio de que se deve ter em casa, fala sobre os benefícios da cerveja e do vinho, com moderação, é claro, da importância de se passar mais tempo à mesa, usufruindo do sabor da comida e de como isso auxilia a diminuir o tamanho das porções, e da necessidade de se manter ativo. Os resultados, garante ele, surgem em seguida.
Plano de 10 etapas para nunca mais fazer dieta
1 - Comer devagar. Comer muito rápido faz comer mais. O estômago demora cerca de 20 minutos para mandar um sinal para o cérebro. Comendo devagar, o cérebro tem tempo de receber a mensagem de que seu corpo está satisfeito.
2 - Garfadas menores. O paladar está na superfície da língua. Se a sua boca está cheia de comida, você nem sente o gosto.
3 - Concentre-se na comida. Comer em frente à TV ou no carro faz o momento se tornar irrelevante. A falta de atenção faz com que se coma demais.
4 - Apóie o garfo no prato. Se ainda tem comida na sua boca, coloque o garfo no prato. Não o encha novamente até que tenha engolido.
5 - Sirva a comida em pratos pequenos. Isso resolve dois problemas de uma só vez: o de lavar a louça e o fato de você comer com os olhos.
6 - Comida sem gordura engorda. Comidas sem gordura não satisfazem e contêm mais açúcares.
7 - Se não for comida, não coma. Nosso corpo sabe o que é comida de verdade: carnes, frutas, verduras. Invenções como coca-cola causam problemas de saúde e de sobrepeso.
8 - Coma em etapas. Coma a salada primeiro. Isso ajuda a ganhar tempo à mesa e previne que você coma rápido e em grande quantidade.
9 - Gordura é necessária na dieta. Seu corpo e cérebro necessitam de gordura para serem saudáveis. Você come uma quantia normal de gordura quando come alimentos de verdade, como manteiga, azeito, ovos, castanhas e queijos.
10 - Alta qualidade da comida leva a comer menos quantidade.
Alimentos que se deve ter em casa:
Peixes (salmão, sardinha, atum)
Grãos (granola, aveia, arroz)
Hortaliças (feijões, cebola, batata, abóbora, tomate)
Óleos e vinagres (azeite de oliva, óleo 100% vegetal, vinagre)
Produtos de padaria (farinha, ervas, temperos, açúcar branco ou mascavo, pimenta, sal)
Lanches (frutas desidratadas, biscoitos não-hidrogenados, nozes, azeitona)
Condimentos (mostarda, maionese de verdade)
Lacticínios (manteiga, queijo, ovos, leite, iogurte)
Bebidas (café, cerveja, suco de fruta, chá, água, vinho)
O que acontece quando você acaba de beber um refrigerante base : 1 lata Padrão
Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos: O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura.
(É muito para este momento em particular.)
40 Minutos
A absorção de cafeína está completa.
Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente.
Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando oscentros de prazer do corpo.
(Fisicamente, funciona como com a heroína.)
50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam.
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo. Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais!!!
Sendo possível, dê preferência por aqueles que se vê as frutas (de boa procedência) sendo preparadas.Seu corpo agradece!
Esta não é uma campanha para prejudicar a venda deste ou daquele refrigerante, mas, sim, uma Campanha pela Saúde; sua e do seu bolso, que deixará de comprar muitos remédios...