domingo, 5 de julho de 2009

Técnicas para estimular a memória

Resumo

Nos seres humanos, não há "uma" memória, e sim um conjunto de "vários tipos" de memória localizados em regiões diferentes do nosso cérebro. Você usa um tipo de memória para guardar um número de telefone, outro para saber como andar em bicicleta e outro para lembrar que Colombo descobriu a América.

Com o passar do tempo é normal que você tenha certa dificuldade para se lembrar de determinadas situações, que precise de mais tempo para encontrar a palavra adequada ou para memorizar uma instrução ou uma aula. Além disso a situação se complica com o estresse da vida cotidiana, que provoca uma redução na atenção; com o maior número de eventos ou obrigações para lembrar; com a facilidade de acesso à informação registrada, e a conseqüente perda do exercício da memória. De qualquer forma, nem sempre o envelhecimento, como processo natural, inclui a deterioração significativa da memória.

Leia atentamente estes conselhos para manter e melhorar a sua memória

Passos

1- Não se aflija se não se lembrar de alguma coisa. Relaxe, liberte o pensamento. Esta ação simples ajudará a desbloquear a memória e a informação virá quando você menos esperar.

2- Preste muita atenção naquilo de que você quer se lembrar, reflita sobre que tipo de coisa você esquece, em que situação e em que estava pensando quando fazia essa atividade. É comum você acabar lembrando de algo porque simplesmente "estava pensando em outra coisa".

3- Utilize a repetição consciente de um fato para guardar melhor os conceitos.

4- Ao ser apresentado a alguém, preste atenção no nome, nas características da pessoa, na voz, e repita o nome várias vezes ao longo da conversa.

5- Para lembrar onde você deixou um determinado objeto, tente visualizar o que você estava fazendo no momento em que o estava usando. Coloque-se na situação novamente e a lembrança ficará mais próxima.

6- Para memorizar um fato ou uma situação, relacione-o com outro que você conhece e de que se lembra perfeitamente. Mesmo que esse vínculo pareça absurdo, a sua mente gravará com mais facilidade os dados, pessoas, imagens e acontecimentos.

7- Use todos os sentidos para acumular dados que o ajudem a se lembrar de uma determinada cena ou situação (imagens, cheiros, gostos, sensações táteis, sons).

8- Escolha um lugar determinado para deixar os objetos de uso cotidiano, como as chaves do carro, óculos, agenda, bolsa, pasta, carteira. Assim você reforçará a memória associando o objeto ao lugar.

9- Exercite os diferentes aspectos da sua memória:

Crie o hábito de resolver as palavras cruzadas de jornais ou revistas. Também é interessante tentar resolvê-las em outro idioma que conheça.

Para exercitar os procedimentos de dedução, tente resolver os quebra-cabeças de números (Sudoku ou similares).

Aprenda algo novo: idiomas, jogos dedutivos como xadrez ou bridge, a tocar um instrumento musical, uma dança.

Leia textos de diversos autores atentamente e tente escrever um texto imitando o estilo de cada um. Acrescente a esta atividade redações com o seu próprio estilo.

Procure se lembrar das chamadas de um noticiário de televisão, depois de 15 minutos e no final do programa.

Observe uma publicidade em uma revista e depois de 15 segundos tente se lembrar do produto, da marca, das cores predominantes e da cena global.

Comente detalhadamente a temática de um filme que você tenha visto no dia anterior.

Procure se lembrar da lista de compras associando cada produto por grupo ou pelo lugar no supermercado.

No final do dia, tente se lembrar do que você fez de maneira cronológica e o mais detalhadamente possível.

Compre livros, jogos e videogames específicos para ajudar a melhorar a memória.

Importante:

É fundamental manter um estilo de vida saudável que inclua a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada, com poucas gorduras saturadas e sódio, para evitar o excesso de peso.

Reserve um tempo para atividades prazerosas, para relaxar ou simplesmente "não fazer nada". É importante diminuir os níveis de estresse e de ansiedade.

Existem numerosas doenças físicas e psíquicas que alteram a memória em geral, ou alguns dos seus "tipos". Se você notar falhas na sua memória, consulte um médico clínico, que decidirá se você deve ir a um especialista.

Os programas mais eficazes para melhorar a memória incluem a exercitação integral de todos os seus tipos.

Pratique sempre ao longo da vida todas as recomendações acima, não apenas quando começar a perceber alguma falha na memória.

FONTE: http://wiki.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=13860927





Nenhum comentário: